Descubra quais são os riscos envolvidos na atividade metalúrgica e como evitá-los!


Considerada uma das profissões mais antigas da história da humanidade, a metalurgia é o setor responsável pela extração e manipulação dos metais a partir de seus minérios. Os profissionais dessa área podem atuar em diversos campos, colaborando dentro de indústrias siderúrgicas, automobilísticas, navais e de mineração. Diante de tantos procedimentos técnicos realizados na metalurgia, os trabalhadores colocam diariamente sua saúde e integridade física em risco. Para evita-los, vale a pena conhecer alguns dos principais riscos envolvidos na atividade:

Riscos da atividade metalúrgica e como evitá-los:


1. Ruídos:

Risco: os metalúrgicos geralmente são expostos a ruídos acima dos limites de tolerância, o que pode gerar dores, irritação, diminuição da concentração e até mesmo a perda da audição.

Prevenção: para evitar este tipo de problema, pode ser estabelecida uma rotina de rodízio entre os trabalhadores, além do enclausuramento de máquinas, uso de silenciadores e utilização de protetores auriculares.


2. Fumaça:

Risco: decorrente das queimas de determinadas substâncias, sua toxicidade varia de acordo com o material. Esse risco pode provocar sensação de sufocamento, desconforto, tontura, irritação nos olhos, pele e nariz e até uma grave intoxicação respiratória.

Prevenção: esse problema pode ser solucionado por meio da instalação de sistemas de exaustão, manutenção das máquinas e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como máscaras de proteção com respiradores.


3. Calor:

Risco: muitas indústrias metalúrgicas possuem temperaturas elevadas em seus ambientes, o que pode ser extremante prejudicial para o trabalhador. O calor excessivo pode provocar desidratação, cansaço, ansiedade, fraqueza, dor muscular e desmaio.

Prevenção: o ideal para evitar esse tipo de problema é sempre ter ao lado uma garrafa de água para se manter hidratado durante o decorrer do dia. Além disso, o local de trabalho deve contar com um bom sistema de ventilação e exaustão, além de barreiras isolantes.


4. Ergonomia:

Risco: presentes em quase todos os setores da metalúrgica, os riscos ergonômicos acontecem devido ao levantamento e transporte de equipamentos pesados, movimentos repetitivos e postura inadequada dos trabalhadores.

Prevenção: para a prevenção desse tipo de risco, é muito importante que haja uma diminuição do ritmo de trabalho e algumas pausas para descanso durante a jornada, adequação das ferramentas e equipamentos e realização de ginástica laboral.


Segundo levantamento realizado pelo Ministerio do trabalho, os acidentes mais comuns que levam à morte nas metalúrgicas da região são: queda, impacto com objeto e descarga elétrica.

A falta ou o não uso dos EPIs, assim como a falta de treinamento são apenas alguns dos fatores para as causas dos acidentes na metalurgia.

Entre as partes do corpo atingidas, os membros superiores lideram o ranking, com 53% dos acidentes investigados. Depois dos membros superiores, as partes mais atingidas são: as múltiplas, com 24%, em seguida a cabeça, com 15%, e os membros inferiores e o tronco, ambos com 5%.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!


MasterMed
Mastermed RS
Olá, deixe-nos uma Mensagem.